Nesta sexta edição, a cerimônia do premio Prêmio Cláudio Weber Abramo aconteceu durante a programação do América Aberta, no dia 05 de dezembro, em Brasília - DF.
A sexta edição do prêmio foi realizada pela Escola de Dados (Open Knowledge Brasil), em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Transparência Brasil
Abaixo você confere a lista de projetos finalistas e vencedores, assim como vídeos abordando os principais pontos de construção das matérias. Ao final consta a lista de jurados que avaliaram e selecionaram os finalistas e vencedores e uma galeria com todos os projetos inscritos nesta edição.
O foco são trabalhos realizados graças à Lei de Acesso à Informação ou abertura das bases de dados públicas que prezam pela publicação do código-fonte e da metodologia adotada.
Finalistas
• Desmatamento em busca de dono (Revista Piauí)
• Registros de ansiedade entre crianças e jovens superam os de adultos pela 1ª vez no Brasil (Folha de São Paulo)
Vencedor
• Mapa Nacional da Violência de Gênero (Gênero e Número, Instituto Avon e Observatório da Mulher contra a Violência (OMV) do Senado Federal)
Indo além: esta categoria é para trabalhos de jornalismo de dados que experimentem com novas tecnologias ou formatos inovadores.
Finalistas
• Cada passo importa: mulheres contam como romperam com relacionamentos violentos (Revista AzMina)
• Com a palavra (O Globo)
Vencedor
• Caminhos da alimentação: o que chega à mesa das mulheres negras (Gênero e Número)
Descobertas inéditas e novos conhecimentos. Buscamos trabalhos de alto impacto social que apliquem análise de dados para jogar luz a tópicos de interesse público.
Finalistas
• Os donos da água: 50 empresas podem usar mesma quantidade que metade do Brasil (Agência Pública)
Menção honrosa
• 71% dos sítios arqueológicos em florestas na Amazônia Legal estão sob áreas desmatadas (InfoAmazônia)
Vencedor
• Dossiê Seguro Agrícola (Repórter Brasil)
Dados podem ser lindos e informativos! Nesta categoria, premiamos trabalhos de visualização de dados com viés jornalístico e alta qualidade de UX.
Finalistas
• Livros de autores negros e mulheres caem mais hoje no vestibular; veja a evolução (Folha de S.Paulo)
• A distribuição geográfica dos alertas climáticos no Brasil (Nexo Jornal)
Vencedor
• Panorama das Favelas de São Paulo (Agência Mural de Jornalismo das Periferias)
ANDRÉ FILIPE M. BATISTA - Doutor em Engenharia da Computação pela Universidade de São Paulo (USP). Graduação e mestrado em ciência da computação com ênfase em inteligência artificial. Mais de 12 anos de experiência no mercado de tecnologia da informação. Realizou pós-doutorado em Data Science na Escola de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, com parcerias internacionais, em destaque com a Universidade de Harvard. Recebeu prêmios de inovação por meio de dados.
BERNARDO LOUREIRO - Urbanista e programador, especializado em mapeamento, análise e visualização de dados.
CECÍLIA OLIVEIRA - Jornalista investigativa dedicada a cobertura do tráfico de drogas e de armas e a violência. É cofundadora do Intercept Brasil, diretora fundadora do Instituto Fogo Cruzado e diretora da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo - ABRAJI. É membro da The Global Initiative Against Transnational Organized Crime.
CLARA VELASCO - É jornalista e pós-graduanda em Data Science & Analytics na USP/Esalq, com especialização em Gestão Pública e comunicação guiada por dados. Atuou por mais de dez anos como apresentadora e repórter de dados na checagem de notícias e em projetos especiais na TV Globo. Também tem passagens pela Band e Folha de S.Paulo.
EVELYN GOMES - Graduada nas ruas de SP, cidade que adotou há 12 anos, gestora Cultural, terapeuta social e estudiosa de cultura de paz. Como ativista atuou nos coletivos Baixo Centro e ônibus hacker, com diálogos entre ocupações de espaços públicos, autonomia, governo aberto e políticas a partir das pessoas.
GABRIELA CAESAR - Responsável pelas análises do Google Trends na América Latina, com foco no Brasil e no México, desde fevereiro de 2022. Também representa a equipe em treinamentos internacionais como os do IRE e do NICAR, nos Estados Unidos. Tem mais de 13 anos de experiência no jornalismo, com passagens em redações como g1, portal de notícias da TV Globo, e Estadão. É formada em Jornalismo pela PUC-Rio, foi bolsista do DAAD na Alemanha e tem um Master em Jornalismo de Dados e Automação pelo Insper.
JÚLIA GIANELLA - Doutora em Design e Tecnologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
JULIANA MARQUES - Estatística, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana da PUCPR e Pesquisadora Associada do Grupo de Estudos Multidisciplinares de Ações Afirmativas (GEMAA) do IESP.
KAMILA CAMILO - Ativista e empreendedora social que conecta grandes organizações a iniciativas populares, desenvolvendo projetos de inovação aberta, responsabilidade social e ESG com foco na ação climática. É integrante da delegação brasileira do W20, grupo de interesse focado em gênero do G20. Atualmente, é Diretora do Instituto Oyá.
LAILA BELLIX - Diretora do Instituto Cidade Democrática. Mestre e bacharel em gestão de políticas públicas (USP). Atua há 11 anos com os temas de governo aberto, participação, tecnologia e transparência e tem experiências em governos e organizações sociais.
MARCELO FONTOURA - Jornalista e professor adjunto de jornalismo de dados e estudos de desinformação na PUCRS. Também atua como pesquisador para o Atlas de Notícias e como para a International Fact Checking Network. Coordenou iniciativas na News Product Alliance, na Meedan e na Ajor. Tem mestrado e doutorado em comunicação.
MARINA ATOJI - Diretora de programas da Transparência Brasil. Formada em jornalismo pela Universidade de São Paulo, é especialista na Lei de Acesso à Informação. Atuou como gerente-executiva da Abraji de 2012 a 2020 e como secretária-executiva e redatora do Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas de 2011 a 2021.
MÁRIO KANO - Editor de Infografia do jornal digital Poder360 e sócio do Estúdio Kanno de Infografia, é jornalista e designer especializado em infografia. Atuou na Folha de S.Paulo de 1989 a 2016, onde desempenhou diversas funções relacionadas à infografia e design, além de colaborar na elaboração de projetos gráficos. Ao longo de sua carreira, recebeu prêmios como o Prêmio Folha de Jornalismo, Prêmio Abril de Infografia, Prêmio Esso e diversas premiações no SND.
MÁRIO SÉRGIO - Mário Sérgio é desenvolvedor de software no Nossas, também foi Coordenador Geral de Participação Digital na Presidência da República. Ex coordenador do Programa de Inovação Cívica da Open Knowledge Brasil e um dos mantenedores da Operação Serenata de Amor. Ex-presidente da Associação Python Brasil. Em 2017 foi nomeado fellow member da Python Software Foundation nos Estados Unidos.
REINALDO CHAVES - É coordenador de projetos na Abraji. Foi finalista dos prêmios Pulitzer, Sigma Awards em 2023 e 2021 com trabalhos sobre investigações de relações de poder, meio ambiente e saúde pública com o estudo de milhões de dados de interesse público com uso de Python. Foi participante do JournalismAI com estudos de machine learning e detecção de discurso de ódio em redes sociais.
RODRIGO CUNHA - Professor da Universidade Federal de Pernambuco. Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia e pesquisador-líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Design da Informação Jornalística. Em 2023, realizou pesquisa pós-doutoral sobre acessibilidade da visualização de dados para pessoas com deficiência visual, na Universidad de Málaga, Espanha.
THAIS FOLEGO GAMA - Jornalista com MBA em Informações Econômico-Financeiras. Tem experiência de mais de 15 anos na reportagem, com passagens por grandes veículos de economia. Também atuou com gestão de organizações do terceiro setor, como Instituto AzMina e Instituto Fala. Atualmente é repórter no Capital Reset.
Confira a planilha de projetos completa em nosso repositório no Github: https://github.com/escola-de-dados/premio_cwa